Total de visualizações de página

Ciranda noturna

  E as formosas tardes, roubando o encanto da manhã, A sorrir sol entre as árvores Meu recanto, colorindo a relva com giz amarelo. E a luz s...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Meu nome é trabalho


Desde que me conheço por gente, eu já
usava minhas pequenas mãozinhas para
ajudar meu pai e meus irmãos na lavoura.
Lembro-me que, nem tinha força para capinar,
mas lá estava eu, fazendo buracos na terra,
com uma enxada nas mãos.
Livre como todos os seres sem limitações eu
amava estar ali, e trabalhar.
Não era por dinheiro, era por puro prazer.
Quantas e quantas vezes eu apenas ajudei, sem
pensar em retornos. nem conhecia dinheiro,
 e já conhecia o trabalho.
Nunca tive preguiça de colocar "a mão na massa",
amava o que fazia, fazia bem qualquer tarefa.
Isto me fez ganhar responsabilidade, pois
desde sempre a pratiquei.
Não gosto de pessoas folgadas que jogam
as suas responsabilidades em costas alheias.
Todos deviam sentir prazer em trabalhar,
 tanto quanto
sentem em comer e dormir.
Porque para dormir e comer não é preciso
 ninguém mandar, aquele que nega o
trabalho, então, que também não coma.
Trabalho é dignidade, é benção,
é sagrado, é com o trabalho que a gente paga
as contas, que não fica devendo nada a
ninguém.
Pois aquele que não trabalha e deseja coisas,
sempre tira do fruto do trabalho
do outro.
Isto é vergonhoso e desleal.

Herta Fischer




Nenhum comentário:

Postar um comentário