Total de visualizações de página

Luz azul

  Quando olhava o que ele fazia, ficava extasiada. Era capaz de fazer qualquer coisa andar, especialmente, quando manejava seu tempo. Era me...

sábado, 29 de junho de 2013

Liberdade não quer dizer "ser livre"!

Na minha idade nem sempre dá para ver a atualidade da mesma forma que o tempo passado.
Quase sempre nos equivocamos, achando que no nosso tempo as  pessoas eram melhores e mais responsáveis.
No entanto, eram épocas diferentes, menos pessoas, ou pessoas mais distantes umas das outras, tornando o convívio um pouco melhor.
A sociedade se juntou, estão mais próximas, vivendo mais socialmente, passaram da cordialidade para a defesa.
Cada um defende as suas ideias e o seu jeito de ser, não mais aceitando com tanta facilidade, a contrariedade de seus ideais.
Os pais da atualidade, como viveram o regime militar, tornaram-se mais flexíveis, deixando que seus filhos usassem mais as suas asas, ao invés de ficarem estagnados e com medo de voar.
Porém, esqueceram de dar a direção, enquanto ainda podiam, pois é de pequenos que aprendem com mais facilidade a ideia do respeito uns pelos outros.
Houve uma rebelião dentro de cada pessoa, depois que foi evocado a ideia da democracia, e as pessoas passaram a ver a democracia como liberdade total e não parcial, mais de direitos do que de deveres.
Saindo as ruas, facilmente podemos notar que não são só os jovens que perderam a noção do respeito, mas, são os mais experientes que lhe dão incentivos para defender-se de outros não com argumentos, mas com xingamentos e má educação.
No transito, são os jovens acelerados contra os mais velhos desacelerados, mas, igualmente querendo ser os únicos e os primeiros .
Quando uma sociedade passa muito tempo acuada,  com mais deveres  e sem nenhum direito, é normal que, quando libertos, sintam sede de vida e queiram ser o que nunca foram.
É como uma boiada que vive confinada, na hora que os soltam, no primeiro momento ficam assustados, depois, saem em disparada, um atropelando o outro.
A ideia da liberdade tem necessidade de bom senso: Até onde eu posso avançar?
Até onde vai a minha liberdade de expressão?
Quando devo parar, e quando devo avançar?
Todo idealismo pode e deve avançar, desde que seja bom pra todos, desde que não seja de uma forma egoísta e cruel  aos que esperam ou dependam dela.
Do contrario, acontece justamente o que esta acontecendo no mundo. Uma falsa sensação de liberdade, pois liberdade não pode ser individual,  ou parcial.
A liberdade individual, sempre escravizará outros, alguém só pode ser totalmente livre se estiver só, a partir do momento em que precisa dividir o espaço com outras pessoas, a própria consciência de sua liberdade precisa mudar de acordo com a necessidade do outro, a sua forma de ver e de sentir.
Por exemplo: Um índio em sua aldeia, anda nu, mas, quando entra numa cidade, se ele entrar com  a sua liberdade, vai deixar outros constrangidos, por não ter os mesmos hábitos de sua tribo.
Assim sendo, toda liberdade só é liberdade para quem assim o considera. diferindo-se entre si.
O que pode ser livre para uns, pode ser considerado escravidão para outros, e vive-versa.
Não se deve respeito só aos mais velhos, o respeito deve ser de pessoa a pessoa em quaisquer circunstâncias e em qualquer idade.
Não devemos em hipótese alguma instruir um filho a maltratar o filho de outro, pois o que dói na gente, da mesma forma dói no outro.
Meninos brigam, e não podemos fazer de uma briga, uma guerra.
Precisamos, sim, instruir. Precisamos, sim, estarmos atentos, mas, nunca incentivando a violência e a má educação.
É de criança que se molda melhor um individuo, e quanto mais cedo ele aprender a se defender sem precisar usar a força, melhor.
Vamos lutar para que possamos ter um mundo realmente livre, mas, que essa liberdade tenha sabedoria para saber o seu próprio limite. Tanto para os que nascem hoje, como para aqueles que nasceram em todas as épocas....

Autora: Herta Fischer
                                                                                         Direitos reservados







Nenhum comentário:

Postar um comentário